quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Vegetarianos Esporte Clube, porque todo dia é sexta – feira da paixão.

O vegetarianismo consiste num regime alimentar pelo qual nada que implique em sacrifício de vidas animais deva servir à alimentação, ou seja, é a pregação da não agressão aos animais mesmo que seja para comê-los.
No começo a decisão em ser vegetariano é um grande desafio, eliminar a carne do prato de uma só vez é uma provação e tanto, por isso, a influência de amigos que já cultivem este hábito e a leitura especializada sobre este tema, podem ser grandes aliados nesta batalha.
Existe um documentário denominado “A carne é fraca”, produzido pelo Instituto Nina Rosa, uma organização independente e sem fins lucrativos, que desde o ano 2000, promove a conscientização sobre defesa animal, o consumo sem crueldade e o vegetarianismo. O filme traz uma abordagem chocante e mostra toda a crueldade que é empreendida aos animais, desde a alimentação em que são submetidos, até o momento final do abate.
A carne animal contém uma grande quantidade de hormônios prejudiciais ao organismo humano, muitos deles cancerígenos, que se concentram mais ainda no momento em que os animas estão a caminho da morte, olhos estatelados, pupilas dilatadas num olhar assustador, descarregando assim, nocivas enzimas na carne que é considerada a mistura favorita do Brasileiro na hora da refeição.
Quem teve a oportunidade de ver um animal ser abatido, notou que ele parece saber que aquele será seu “último passeio”, como quem diz: o que eu fiz para merecer isto?
Uma questão de difícil resposta, já que a diferença entre os seres humanos e os animais é a capacidade de raciocínio, desde criança, aprendemos que somos animais racionais, ou pelo menos deveríamos ser, pois, o animal mata somente por instinto e sobrevivência.
Esta não é a única questão, mas talvez a principal delas, podemos concluir que os animais sentem dores como nós, apenas não podem expressá-las através de palavras.
Imaginem se pudéssemos decifrar em declarações, as reclamações do gado quando o mesmo está no matadouro a caminho da morte; uma coisa podemos imaginar, não seria nada agradável ouvir esta conversa, seria deprimente.
O desmatamento desenfreado de grandes regiões para a criação de gado vem liquidando com vegetações nativas e transformando o consumo de carne num grande vilão, pesquisas recentes apontaram que, as emissões de gazes pelos bovinos, contribuem para a destruição da camada de ozônio.
Descendemos de uma civilização com hábitos alimentares carnívoros, pois somos produtos do meio e costumamos copiar o que faziam nossos antepassados.
Depois que crescemos, temos a oportunidade de refletir sobre diversos temas e sobre nosso comportamento, com a possibilidade de revermos nossos conceitos e atitudes.
Para se tornar um vegetariano é preciso uma nova maneira de enxergar os bichos, sob a ótica da natureza humana, procurando cultivar hábitos saudáveis, para uma maior expectativa de vida sua, e também dos animais.
Hoje, temos diversos aliados nesta luta, ONGs e Instituições fazem parte desta fileira, alimentos naturais podem ser encontrados nas gôndolas dos supermercados, facilitando a vida daqueles que optaram pelo consumo de produtos à base da proteína de soja em detrimento à carne animal.
As frutas e verduras enriquecem este cardápio e ajudam na reposição das vitaminas necessárias ao bom funcionamento do nosso organismo.
Aí vem a pergunta --- é difícil ser vegetariano?
Existiu alguma dificuldade no começo, mas nada considerado impossível, é preciso renúncia e persistência que são ingredientes obrigatórios em toda e qualquer conquista.
Há quase quatro anos, abandonei de vez o consumo de qualquer espécie de carne animal, mas pra chegar até aqui, as coisas aconteceram gradativamente, primeiro deixei de comer a carne vermelha, vinte dias depois, já deixaria também de comer a carne de frango passando só a comer peixes e frutos do mar, que foram abandonados logo em seguida, juntamente com a eliminação de tudo que continha ovos.
Hoje gozo de uma vida saudável e Graças a Deus sigo tentando influenciar pessoas, sem pregação nem fanatismo, apenas dando o exemplo de que a vida humana não depende do sacrifício de outras vidas para a sua sobrevivência.
Venha jogar neste time: Vegetarianos E.C., acreditando que o fato de não se comer carne é também um apelo a não violência e uma luta em favor da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário