quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Prefeito Íris: “o senhor não tem o direito...”

O fato que vou narrar aconteceu em meados de março de 2009 na minha querida cidade de Inhumas, na inauguração do novo diretório municipal do PMDB, que é presidido pelo ex-deputado José Essado, sem dúvida a maior liderança do partido na região.
Ali se encontravam também figuras importantes do PMDB, como os ex-prefeitos Irondes de Morais e Dr. João Antônio, ex-dep. federal Luiz Soyer,o presidente do PMDB Adib Elias,o companheiro kid Neto, dep.estadual Thiago Peixoto, dep.federal Luiz Bittencourt, dep.federal Íris de Araújo e centenas de Pmdebistas, que mesmo debaixo de uma forte chuva fizeram questão de prestigiar o evento, ocasião que o nome do prefeito de Goiânia Íris Resende Machado começava a se despontar como virtual candidato ao governo de Goiás neste ano de 2010.
Todos tiveram a oportunidade de usar da palavra, Íris ficou por último, é sempre muito bom ouvi-lo, o prefeito desfruta de um carisma inigualável e de uma oratória precisa que prende a atenção do expectador.
Começou seu discurso narrando a sua trajetória política desde quando ainda moço saiu de Cristianópolis, para morar em Goiânia no bairro de campinas; já no começo de sua juventude despontava-se como líder estudantil no Liceu de Goiânia.
Ingressou na política partidária sendo eleito vereador em 1958, deputado estadual em 1962, prefeito de Goiânia em 1965, Iris Rezende teve o mandato cassado pelo regime militar em 1969, voltou anos mais tarde em 82, desta vez como governador de Goiás.
Transformou o nosso estado com sua atuação desenvolvimentista, asfaltou de ponta a ponta as poeirentas estradas goianas, com a implementação de grande infra-estrutura, preparou Goiás para uma nova era.
Através do fomentar, atraiu empresas de todo o Brasil, gerando emprego e renda para nossa gente, mas Íris não se deu por satisfeito, ser humano sensível que é, começou um inovador e ousado projeto, que chamaria a atenção de todo o Brasil e até mesmo da Organização das Nações Unidas, o mutirão da moradia, um programa social de construção de casas populares, que chegou a construir mil casas num único dia, tirando de baixo da lona e devolvendo diguinidade a milhares e milhares de famílias de nosso estado.
Foi governador por dois mandatos (1983 a 1986 e 1991 a 1994), e em1994 foi eleito senador da república presidindo a comissão de constituição e justiça, a mais importante daquela casa, ministro interino de minas e energia e também ministro da agricultura no ano em que o Brasil bateu recorde na produção de grãos, em seguida se tornaria ministro da justiça consolidando-se como a maior liderança política Goiana no Brasil.
Nosso personagem, após duas derrotas, para o governo e posteriormente senado, se recolheu em sua fazenda, foi cuidar de sua propriedade, voltando às origens como nos tempos de Cristianópolis; na lida com a terra e o gado, ele ali continuava um animal político afastado de tudo, recluso em suas reflexões sobre a vida.
Até que numa triste manhã, quando ia deixando o velório de um amigo aqui em Goiânia, Íris recebeu um forte puxão no braço, era uma senhora que o repreendeu: “isso não tem cabimento, o senhor não tem o direito.”, o prefeito sem saber do que se tratava perguntou: “direito de quê senhora?” ela respondeu: “é muito cômodo para o senhor, a maior liderança do partido no estado, ficar enfurnado em sua fazenda, deixando o PMDB órfão, sem comando e os milhares de filiados à míngua, sem nenhuma perspectiva de poder.”
Ao conversar com esta senhora, “algo tocou meu coração” continuou Íris em seu discurso...
Alguns dias depois, assumiria a presidência do PMDB goiano, ressurgiria das cinzas, para uma consagradora vitória a prefeitura de Goiânia, novamente pelos braços do povo.
Em seu primeiro mandato, asfaltou todas as ruas de Goiânia, fez importantes intervenções no trânsito de nossa capital e muitas outras obras, sua progressista administração ecoou nos quatro cantos de Goiás, devolvendo a esperança, o orgulho e reacendendo a chama no velho manda brasa, refletida no brilho dos olhos de cada pmdebista.
Mais do que isto, o reflexo de seu governo ajudou na conquista de várias prefeituras importantes, só pra citar algumas: Aparecida de Goiânia com Maguito Vilela, Catalão com Velomar Rios, Trindade com Ricardo Fortunato dentre outras tantas não menos importantes.
Para seu segundo mandato e com muita sabedoria, buscou o apoio do partido dos trabalhadores, muito bem representado na chapa pelo vice - prefeito Paulo Garcia.
Atraiu para os quadros do partido Henrique Meirelles, este grande goiano que com maestria preside a mais importante instituição financeira do país o Banco Central.
E assim vamos aprendendo sempre com este mestre da política e da administração, acreditando cada vez mais, que o prefeito Íris é o grande nome do PMDB na a disputa ao Palácio das Esmeraldas.
Confesso que ficamos temerários com a saúde do prefeito após a cirurgia, mas poucos dias depois, veio a grata surpresa, em sua festa de aniversário, lá estava ele, esbanjando vitalidade e demonstrando mais uma vez nesta grande maratona de abraços,uma grande disposição para enfrentar uma campanha e assim servir ao povo mais uma vez.
Encerro agradecendo aquela senhora e repetindo suas palavras, prefeito Íris Rezende: “o senhor não tem o direito”, o povo de Goiás o quer de novo Governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário