quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Prefeito Maguito Vilela, porque não um CAPS lll ?

Encontra-se na cidade de Aparecida de Goiânia, um programa do Governo Federal em parceria com o governo do Estado e a Secretaria de Municipal de Saúde, denominado CAPS ll, Bem Me Quer, o que vem a ser isto?
Centro de Atenção Psicossocial, que presta um valoroso serviço a pacientes acometidos de transtorno mental grave, severo e persistente que tiveram várias internações psiquiátricas.
Seus principais objetivos são: a reinserção social, a reintegração à família e a volta ás atividades labor ativas dos mesmos, através de uma equipe multidisciplinar constituída de psicólogos, enfermeiros, terapeuta ocupacional, artesão, assistente social, farmacêutico, médico psiquiatra, técnico de enfermagem, agente administrativo dentre outros.
Um trabalho que parece complicado e só quem tem um caso destes na família, sabe avaliar a importância destes abnegados profissionais, sob o comando de uma coordenação que se dedica ao máximo em prol da recuperação destes nossos irmãos.
São pessoas que até recentemente, eram taxadas como “loucas ou doidas” e eram jogadas em hospícios e manicômios, como por exemplo, no antigo Adauto Botelho.
Hoje em dia, alguns pacientes chegam ao CAPS em condições subumanas, são recebidos por uma equipe, que faz uma avaliação minuciosa, tratando-os com dedicação e todo o carinho que merecem, alguns têm a necessidade de serem higienizados e alimentados, outros precisam receber a medicação adequada, dependendo de seu quadro.
Para se ter idéia da eficácia do tratamento, apenas neste mês de janeiro, dez pacientes se inscreveram no curso de informática do município, algo impensável há alguns meses atrás.
Os atendimentos são realizados individualmente e ou em grupo, atendidos pelos profissionais, participam de oficinas terapêuticas, recreações, passeios, comemorações de datas festivas e várias outras atividades.
Esta semana, acontece o tratamento odontológico para os usuários do CAPS e seus respectivos acompanhantes, uma parceria entre, a Coordenação de Saúde Bucal, a coordenação do CAPS e a Secretaria de Cultura do Município cedendo o local para a realização dos procedimentos e a primeira dama Carmen Silvia que colaborou com o transporte dos pacientes.
Quem acha que Aparecida só tem problemas, engana-se, e deve visitar esta unidade de saúde, que recebe em média 220 pacientes mês, com os mais variados diagnósticos psiquiátricos e já sendo considerada o CAPS Modelo do Estado de Goiás.
Para se ter uma idéia, a nossa ilustre vizinha Goiânia, conta com oito CAPS e Aparecida de Goiânia apenas um, e cada dia que passa, a procura aumenta e o espaço físico dificulta a ampliação do número de atendimentos.
O CAPS ll Bem Me Quer precisa de um local maior, onde possa acomodar melhor os profissionais e o número crescente de casos, com isto, pode-se pleitear a promoção para um CAPS lll, que proporcionará atendimento 24 horas e até sete dias de internação, evitando assim uma internação prolongada, de acordo com a reforma psiquiátrica.
Sabendo da sensibilidade do prefeito Maguito Vilela, para com os menos favorecidos, e a sua preocupação e zelo pelo município de Aparecida de Goiânia, tenho a certeza que uma melhor área será providenciada para o prosseguimento deste grande trabalho, com isto, todos só tem a ganhar, o poder público realiza e a população agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário