quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Síndrome de Diógenes, todos nós temos um pouco.

Estamos presenciando nos últimos dias um esforço muito grande do poder público, seja ele na esfera municipal, estadual ou federal, encarando um problema que vem aterrorizando nosso país e que se agrava a cada dia, principalmente em decorrência das chuvas de verão.
Uma doença transmitida por um mosquitinho que se aproveita da água acumulada em qualquer recipiente ou local, para depositar seus ovos, transformar-se em larva e posteriormente no terrível vilão aedes aegipty, o agente transmissor da tão temida dengue.
A impressão que temos é que esta doença transformou-se numa coisa corriqueira, quem na família ou no ciclo de amizades ou até mesmo na vizinhança, não conhece quem tenha sido acometido pela dengue?
Graças a Deus, eu nunca tive e espero não tê-la nunca, campanhas e mais campanhas são deflagradas em todos os meios de comunicação, com um único objetivo, o de conscientizar a grande massa da necessidade de se combater este problema.
Até que a comunidade tem respondido aos apelos das autoridades, na medida do possível, mas elas têm esbarrado numa outra dificuldade, no município de Aparecida de Goiânia, por exemplo, existem mais lotes baldios do que construídos, alguns particulares, e outros provenientes da especulação imobiliária, isto tem dificultado e muito a ação dos agentes no combate à dengue.
Acredito que enquanto não forem dadas advertências, que no caso de reincidência devem se transformar em multas, o problema não será pelo menos amenizado, mesmo que estas multas sejam convertidas em prestações de serviços pelo infrator (a).
Mas é ano de eleição e ninguém quer ficar com o ônus de uma medida impopular desta, porém necessária, pois os contribuintes só costumam respeitar alguma lei que punem o seu bolso, do contrário a participação depende da consciência de cada um.
Dificuldade de combate à parte, acompanhei vários casos de pessoas com a mania de juntar lixo no quintal de suas casas, um em especial me chamou a atenção, foram retirados quinze caminhões de entulhos e tranqueiras da casa de uma senhora idosa, que inconformada teve de ser até medicada enquanto os trabalhadores da prefeitura realizavam a limpeza.
O curioso em tudo isso é que, acompanhando diversos casos pelos noticiários, nossos colegas repórteres informavam que se tratava de pessoas acometidas por um transtorno mental, e que precisavam de tratamento psiquiátrico, mas nunca mencionavam o nome de tal doença.
Como você já deve ter lido no título do artigo, trata-se da Síndrome de Diógenes que segundo a definição do site http://www.g-sat.net/medico-1342,-- “é uma doença que afeta principalmente idosos que vivem sozinhos e em situação de miséria. Batizada com o nome do filósofo grego do século IV a.C. Diógenes de Sinope, que vivia como um mendigo e dormia num barril, a Síndrome de Diógenes caracteriza-se pela acumulação de objetos sem valor, isolamento social, falta de pudor, de cuidados com a higiene pessoal e recusa em receber ajuda.”
Portanto, eis aí o nome do transtorno mental que cada um de nós é portador de pelo menos um pouquinho, quem já não juntou tranqueiras sem utilidades em casa?
Aqui, tenho a suspeita de ter uma paciente em casa, mas não posso revelar a identidade dela,sob pena de ser despejado, um beijo mamãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário